DIOGO LIVÉRIO: "LEILÕES SÃO A PRIMEIRA OPÇÃO PARA COMPRAR CASA"


Por Paulo Moutinho



"No início, o mercado [de leilões] era mais para investidores que são mediadores para clientes finais. Mas cada vez mais as pessoas estão a tomar conhecimento de que esta é uma excelente alternativa", sublinha Diogo Livério, director comercial da Euro Estates.

Como estão a evoluir o negócio dos leilões de imóveis?

O ano passado foi um bocadinho a consolidação de 2011. Aumentámos o número de leilões e de imóveis em leilão. Mas os resultados têm sido os mesmos do ano anterior. O gráfico estava a subir e estabilizou.

O que explica isso?

Podemos ter casas fantásticas, mas se as pessoas não tiverem capacidade para as adquirir, não adquirem. O que tem acontecido é que cada vez mais temos tido clientes finais a virem aos leilões. Cada vez mais as pessoas têm escolhido os leilões como a primeira opção para encontrar a sua casa.

Antes era mais para investidores?

No início, o mercado era mais para investidores que são mediadores para clientes finais. Mas cada vez mais as pessoas estão a tomar conhecimento de que esta é uma excelente alternativa. Temos não só o preço, mas também o sinal que é atractivo por ser muito baixo, e as condições de crédito que os bancos oferecem para os imóveis, como o financiamento a 100%, com "spreads" muito baixos. 

O travão às condições especiais funcionou ou não?

Isso não passa por nós. A banca apresenta-nos um produto fechado, mas não temos sentido alterações.

Quem procura recorre a esses financiamentos?

Os leilões são muito atractivos, mas se não houver capacidade para suportar o financiamento dos imóveis, as pessoas não os compram. Uma coisa está agarrada à outra.

Vêm muitos clientes com dinheiro na mão?

Não temos muitos.

E os imóveis que vendem são cada vez melhores?

É difícil dizer se agora há imóveis mais novos. São fases. Agora temos uma fase em que o Norte está a ser comercializado com mais facilidade do que no Sul. 

E os preços?

Os preços têm-se mantido muito atractivos mesmo com esta redução de valores face ao mercado tradicional. 

Estamos a falar de que descontos?

Na ordem dos 30% face aos preços do mercado tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Agradecemos a sua visita.